Nutrição para gestantes. Peixe crú, um grande vilão!

Logo que as futuras mamães descobrem que um lindo bebê está a caminho, depois da euforia inicial e de toda alegria, ela se vê em um grande mar de dúvidas e questionamentos, não é verdade? A mamãe para e pensa: E agora? O que devo comer? Quanto devo comer? De quanto em quanto tempo?
Se você se identificou com alguns desses questionamentos, saiba que é super normal, assim como tantas outras mamães.Você não será a primeira nem a última a ter tantas dúvidas.
Hoje posso tirar uma delas.
Peixe cru, não pode!!!
Tenho certeza que essa afirmação doeu em muitos corações de mamães apreciadoras da comida japonesa. Infelizmente, essa condição não muda até você ter seu bebê.
Por quê?
Peixes e frutos do mar, por se tratarem de um alimento delicado e que estraga com muita facilidade, requerem o mais absoluto cuidado em seu transporte, armazenamento e manipulação.  Este é exatamente o problema. É muito difícil um restaurante garantir que seu produto venha com qualidade, desde a pesca até a entrega no seu estabelecimento. Além disso, o próprio restaurante dificilmente consegue  manter o padrão entre seus funcionários.
O grande vilão dessa historia é um parasita chamado Toxoplasma gondii. Ele pode estar presentes em carnes cruas, principalmente na carne de porco e peixe, podendo causar cegueira e dano cerebral fetal.
As larvas desses parasitas só morrem a -18ºC ou em altas temperaturas. Por isso, volto a dizer: Você garante 100% que o restaurante que tanto gosta, recebe e mantêm seus produtos em baixas temperaturas? Na dúvida, melhor não consumir.
Entretanto, isso não significa que deva excluir totalmente o peixe da sua vida durante a gestação. Muito pelo contrário, estudos comprovam que o consumo de peixes e frutos do mar na gravidez garante um melhor desenvolvimento físico e metal nos bebês. Isso porque os peixes são as principais fontes de ácidos graxos ômega-3, que age diretamente no amadurecimento neurológico nos primeiros meses de vida. Por exemplo, os peixes que possuem uma maior fonte de ômega-3 são o salmão e a sardinha.
Por isso mamães, uma opção para vocês é consumir o peixe assado ou grelhado pelo menos 2 vezes na semana.
Seguem algumas dicas na hora das compras:
- Certifique-se que ele esteja por completo congelado, não podendo de forma alguma ceder ao apertá-lo.
- Os peixes frescos devem estar com os olhos brilhantes, escamas presas à pele, sem mal cheiro e nas cores rosa ou branca.
Tenho certeza que com esses cuidados e dicas você terá uma gestação tranqüila e um bebe forte e saudável.
“Não vivemos para comer, mas comemos para viver” (Sócrates)

Por: Gislaine Donelli dos Santos – Nutricionista do Empório da Papinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi !

É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto