As sombras da vida - Alegoria da caverna







A belíssima e atual obra de Platão

Nesta história em quadrinhos de Maurício de Souza vemos uma referência alegórica sobre a obra'' A República'', do filósofo Platão (400.a.c).

No desenvolvimento da história Piteco representa o indivíduo que conseguiu se libertar e buscar um mundo novo, um mundo de novas possibilidades e oportunidades, já os três homens  levam uma vida limitada porque consideram as sombras que aparecem no fundo da caverna como sendo a única verdade que conhecem.
Enxergam apenas através de seu "inconsciente" limitado a realidade que criaram, onde a mudança ou apenas a  remota possibilidade representa algo ruim e desnecessário, desconhecido e assustador eu diria, porém, após ficarem frente à frente com o mundo maravilhoso e vibrante apresentado fora da caverna conseguem   vê-lo  e entendê-lo de maneira concreta, de maneira real.
Há uma passagem cronológica de tempo até os dias atuais onde Piteco agora representando  um homem do século XXI depara-se novamente com três homens sentados diante da  televisão.
Neste trecho, podemos fazer uma analogia com nossas próprias vidas, pois estamos condicionados a acreditar( muitas vezes) que a única verdade é aquela apresentada pelas mídias televisivas.
Liberte-se ! Não permita que o seu medo e o seu comodismo o impeçam de buscar a sua verdade.



As sombras da vida - VERSÃO MAURÍCIO DE SOUZA


Maurício de Souza também faz "sua" analogia ilustrando de forma alegre e divertida a ideia tão atual deste filósofo.
Ele mostra de maneira primorosa como um texto tão antigo é ao mesmo tempo tão atual mostrando exatamente os conflitos que vivemos hoje e que mesmo após tantos séculos o ser humano ainda é influenciado pelo ambiente que o cerca. Lev Vygotsky ( pesquisador, pensador e psicólogo russo )também acreditava , mas isto já é assunto para um outro post... 

Um abraço,
Deise Donelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi !

É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto