Bullying. Você sabe o que significa esta prática?

Bullying*.Nos últimos tempos temos ouvido muito sobre este assunto. Tem sido bastante abordado pela mídia sensacionalista mais preocupada com o IBOPE (devido as imagens chocantes )do que pelos efeitos provocados em que sofre este tipo de violência. Fatalmente, você já deve ter sofrido algum tipo de bullying* no período escolar e, provavelmente, com o passar dos anos a questão deve ter ficado para trás, voltando à tona em raros momentos de sua vida, mas a questão é: nem todos encaram tudo da mesma forma, temos que compreender que para alguns , o bullying* machuca deixando marcas profundas na parte mais importante de nosso ser: a alma. Mexe com os sentimentos, com a essência. Pensando nisto, resolvi  abordar um pouco deste  tema para que você se integre um pouco mais com este universo e possa contribuir  tomando medidas de cidadania. Este papel é de extrema importância para que esta prática seja banida de nossa sociedade.

Com certeza, não será a primeira , muito menos, a  última vez ,que falo de bullying* por aqui. Trata-se de um assunto complexo, polêmico e extremamente dolorido para quem sofre os abusos provocados por ele. Atrevo-me a dizer pelas estatísticas, pela falta de informação das pessoas, pela mídia e pela falta de leis em nosso país que este comportamento deplorável, vergonhoso e inaceitável não deixará de existir tão cedo.

Penso que  o bullying* mostra o quanto somos animalescos, ressalta o que temos de pior e escancara a nossa covardia. 
Quem pratica traz à tona apenas uma  das inúmeras  facetas  da violência, pois, infelizmente, vemos todos os dias muitas outras formas de agressão. Quem pratica bullying* não tem empatia pelo outro, não tem respeito, não mede consequências, esconde sua inferioridade moral e vive na ignorância.
Não são doentes e , se forem , é da alma. Falta-lhes humanidade e a certeza da impunidade é sempre  dada como certa. Impunidade adquirida pela falta de informação de muitos e , infelizmente, pela falta de leis em nosso país.



Muitos ignoram o assunto, não sabem exatamente do que se trata,não dão importância. Outros ainda,não ouvem, não querem enxergar, não fazem questão de buscar maiores informações e pior: classificam-no como “ briguinha de criança”. Será??? Este é um dos grandes problemas...




Mas antes de continuar convido você a assistir ao vídeo abaixo. Trata-se do gentil e especial Theo Chen , de Cingapura. Ele tem apenas 12 anos de idade e faz um desabafo comovente e genuíno sobre os abusos (psicológicos )  sofridos por ele apenas porque gosta de postar  seus vídeos na internet.
Theo é desrespeitado, humilhado, diminuído. Tem sua sexualidade questionada  e comentada por todos ( conhecidos ou não )porque gosta de música, porque gosta de arte, porque é sensível.  Neste vídeo, ele faz um apelo ao bom senso, a liberdade de expressão e a liberdade de escolha. Com seus olhinhos “puxadinhos” e tristes nos olha através da câmera buscando respostas que não terá tão cedo. De qualquer forma, ensina dentro do seu mundo e das suas possibilidades que não devemos desistir de nós mesmos, seja em qual circunstância for.

Este é Theo Chen...


Mas, afinal, o que é Bullying* ?

Bullying* é qualquer tipo de abuso contínuo  (físico ou verbal) com a intenção de ferir e onde há também um  desequilíbrio de poder entre o bully* ( quem pratica) e a vítima (quem sofre o abuso).  

Os comportamentos de bullying podem ser:

Diretos - Pegar no pé, ameaçar, bater ou roubar os pertences da vítimas, etc...

Indiretos- Espalhar fofocas, isolar um colega excluindo-o do grupo,etc..
Em geral, os meninos envolvem-se mais no Bullying* direto, enquanto as meninas no indireto , embora existam exceções à regra .  

Para quem não sabe existem dois perfis psicológicos de indivíduos que  praticam bullying* . São eles: o bully- puro e os bully- vítima.
Os indivíduos que praticam o bully-puro geralmente buscam popularidade e respeito entre os colegas  através do abuso de poder estabelecido e do controle. As pesquisas apontam  um forte perfil psicológico e gosto pela popularidade social , o que lhes dá mais confiança para a prática sem que se preocupem com as consequências de seus atos. A humilhação do outro (o mais fraco ) é a sua grande recompensa.

Já os bully-vítimas ,ao contrário do que o nome sugere  são bem mais perigosos que os primeiros . Alguns autores os descrevem como agressivos,  violentos, impulsivos e sem limites. Não agem para conseguir poder e respeito como os bully-puros, agem movidos pela  raiva e pela  vingança porque também já foram vítimas de bullying*. Neste caso, se isto for verdade, é bem provável ( segundo os especialistas) que a vitimização tenha destruído sua auto-estima transformando-os em agressores potenciais. Sentem prazer com a dor e o sofrimento de suas “vítimas” ( física e emocionalmente ) e defendem-se de suas ações sempre alegando que foram provocados.  


O que é considerado somente agressão?

Quando dois indivíduos estão brigando ou discutindo cada um age de maneira dura e agressiva para resolver uma questão ou disputa. Ambos sabem se defender e estão em “pé de igualdade”, por isso, não temos  o bullying* caracterizado.  Além do mais, de modo geral, a questão que motivou o desentendimento sempre tem um ponto final.Isto é o que caracteriza agressão.
É claro que o indivíduo* deve aprender a se defender na hora certa, sem necessidade de “sair no tapa”. Estes conflitos são naturais, saudáveis e responsáveis pelo fortalecimento da auto confiança. É assim que crescemos, amadurecemos. As diferenças são inevitáveis, mas os conflitos ocasionados podem ser controlados ou amenizados.

Em uma época em que a sociedade vive inúmeros conflitos internos , muitas vezes, ao contrário do que se pensa o bullying* começa em casa. Em casa ??? Sim. Em casa.
Como ???
Na falta de equilíbrio, na falta de maturidade e, principalmente, no desrespeito entre os pais. A perturbação familiar abre espaço para gritos, zombarias, brigas entre irmãos . A falta de dialógo e de regras impera,não há consenso, bom senso e esta “rotina” desrespeitosa continua dia a dia, ano após ano. Infelizmente, em grande parte dos casos ,esteS filhos não tem outra “figura de autoridade” que possa intervir cabendo apenas participar como “fantoches” de uma peça de extremo mal gosto. 
São pais ausentes, omissos, incapazes de incentivar, interagir, participar. Deixam seus filhos a mercê da televisão que fica encarregada de educá-los durante boa parte do dia. Televisão que de inocente nada tem e o que  é colocado à disposição da criança é de conteúdo duvidoso. Nem mesmo os desenhos infantis escapam , muitos carregam conteúdos de violência velada ou disfarçada, isto sem falar nos jogos de vídeo game.
Cabe aos pais e responsáveis filtrarem tudo isto. Entende o tamanho da responsabilidade? É nossa tarefa. Pense nisto. 


A Secretaria Estadual de Educação ( SEE) em parceria com o Cartoon Network lançaram em maio de 2013 o “kit bullying*.Trata-se de um material bastante interessante destinado aos pais ,professores, estudantes ,responsáveis e todos aqueles que estão ligados a educação. O kit é composto por seis apostilas separadas por assunto e tem uma abordagem bastante simples e didática. 
Chega de bullying* integra ações no canal de televisão, no Facebook e na internet.Conta inclusive com um abaixo- assinado virtual que tem a função de fomentar  discussão do assunto dentro das escolas. 
Vale a pena conferir e ficar por dentro do conteúdo.

Estão disponíveis apenas na versão on-line.Para saber mais acesse os links abaixo:








Vale a pena conferir e ficar por dentro do conteúdo.   

Um abraço,
Deise Donelli

*Bullying- Palavra de origem inglesa cujo significado é: valentão, agressor.
*Indivíduo: no texto refiro-me a crianças, adolescentes e também adultos.

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO TEXTO SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi !

É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto